Sala Digital nas Escolas
Dispõe sobre a implantação de sala digital nas escolas da rede pública municipal e dá outras providências
Cada estabelecimento de ensino providenciará uma sala de aula de sua unidade para ser transformada em sala digital ou, na falta dessa, uma será designada para utilização como sala digital, podendo voltar a sua atividade habitual após a utilização. Para efetivar a implantação da sala digital, o Poder Público entregará para cada estabelecimento de ensino um kit com 2 alto falantes, microfone, módulo processador, amplificador, projetor de curta distância e um computador, todos compatíveis com a destinação.
JUSTIFICATIVA
A era digital é uma realidade e a sala digital é uma forma de estabelecer o processo de ensino e aprendizagem através do desenvolvimento de práticas pedagógicas mediadas pela linguagem audiovisual interativa.
Os alunos praticamente já nascem sabendo usar computadores, e nada mais natural e importante do que os professores utilizarem os recursos digitais para melhorar aproveitamento da sua disciplina.
Além disso, a sala digital proporciona um melhor aprendizado, tornando mais agradável, seguro e participativo, ampliando a motivação e o interesse dos alunos. Também facilita a prática pedagógica dos professores, que podem projetar e manipular conteúdos de diversas formas, possibilitando o ensino em tempo real, pois é um recurso que pode ser usado a qualquer momento. É um recurso multimídia versátil que se adapta às necessidades das turmas, de acordo com o seu perfil e nível de aprendizagem.
Podemos ainda mencionar outros benefícios do uso da tecnologia a favor da educação, entre eles:
– Aprimorar a qualidade da educação, proporcionando novos caminhos para o ensino e aprendizagem;
– Tornar as aulas mais atraentes e inovadoras, ampliando as possibilidades para alunos e para professores, ao transformar a aprendizagem, tornando-a mais motivadora e significativa.
– Contribuir para a diminuição das reprovações e da evasão escolar, auxiliando os alunos com facilidade ou dificuldade de aprendizagem através da educação personalizada, por despertar o interesse deles para os estudos.
– Auxiliar na melhoria do desempenho dos alunos, pois amplia a sala de aula para fora do horário e do ambiente escolar, com melhora da produtividade na lição de casa.
– Estimular alunos a aprenderem e a ensinarem, o que aumenta também o diálogo com a família sobre os assuntos vistos em aula.
– Despertar a curiosidade e as novas descobertas, estimulando novas experiências através da cultura digital, construindo novas competências e contribuindo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
A era digital é uma realidade e a sala digital é uma forma de estabelecer processo de ensino e aprendizagem através do desenvolvimento de práticas pedagógicas mediadas pela linguagem audiovisual interativa.
Veja Também
Criação do Conselho Municipal de Proteção Animal – CMPA
Cria-se o Conselho Municipal de Proteção Animal – CMPA, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, a qual responde pelo abrigo e proteção dos animais do
Programa de Tratamento Terapêutico Complementar de Musicoterapia a pacientes com deficiência, síndromes ou TEA
Esta Lei cria o Programa de Tratamento Terapêutico Complementar de Musicoterapia para pacientes com deficiência, síndromes ou transtorno do espectro autista (TEA).
Projeto “Plantando o Presente para Colher o Futuro”
O Projeto “Plantando o Presente para Colher o Futuro” consiste na disponibilização, pelo Poder Executivo. de uma muda de árvore, podendo ser frutífera ou não,
Lei Lucas Begalli Zamora
Institui a Lei Lucas Begalli Zamora que dispõe sobre a obrigatoriedade de curso de primeiros socorros nas escolas públicas e particulares de ensino básico em